Menu Semanal – vol. 5

Menu Semanal

Vou *tentar*, todas as semanas (possivelmente às Segundas) partilhar a nossa ementa semanal. Como já devem ter lido há uns posts atrás, nós planeamos o que vamos comer durante a semana. Facilita os dias, facilita as compras e conserva a sanidade mental. Portanto vou começar a publicar no Stories do IG uma foto com o nosso menu (esta parte é quase garantida) e depois escrevo um post mais detalhado com links para receitas (esta parte é que pode não correr como o previsto). Não tenho todas as receitas que faço publicadas, portanto isto vai ser um trabalho a longo prazo. Mas mesmo sem as receitas, ficam as sugestões de menus 100% vegetarianos. E estou aberta a sugestões!


 

Portanto, para esta semana temos:

Segunda: Beringelas Panadas com arroz de feijão; basta cortar a beringela em rodelas, panar com uma mistura de farinha de grão e água e passar por pão ralado; temperos a gosto.

Terça: Bifes de Seitan de cebolada com Polenta Cremosa (não chegámos a comer isto a semana passada, portanto vamos reutilizar a ideia)

Quarta: Creme de Cogumelos com Scones de Cebola e Cebolinho

Quinta: Sushi; eu tenho de comer sushi pelo menos de 2 em duas semanas senão fico infeliz; fazemos os rolos com pimentos, abacate, pepino e sementes de papoila.

Sexta: Jantar fora

Fim-de-Semana: Almôndegas de soja com espaguete e molho de tomate; restos do que sobrar da semana.

Boa semana!

Podem sempre seguir o meu álbum de receitas vegan no Pinterest, onde vou coleccionando ideias para experimentar.

Para seguir este blog basta preencher o endereço de e-mail na coluna do lado direito, mesmo abaixo da aplicação do Goodreads. Recebem um e-mail cada vez que eu publicar um novo post.Ou, se quiserem ser modernos, podem seguir a página Ervilhas e Cenouras no Facebook ou o meu Instagram (desde que não estejam a contar com fotos muito artísticas).

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Cheesecake de Morango

Cheesecake de Morango 1

Findo o Verão ficam as saudades dos morangos. Congeminei esta receita de cheesecake, que não leva de facto morangos frescos para sobrevivermos durante os 10 meses do ano em que, ou não há morangos, ou sabem a Sonasol importado a peso de ouro.

Começamos por triturar uma embalagem (400gr) de bolacha digestiva. Neste momento, as marcas que conheço sem produtos de origem animal são as do Continente e Mini-Preço. Como sempre, verifiquem os ingredientes porque as receitas podem mudar de um dia para  outro.

Depois é juntar óleo de côco derretido a olho (margarina também serve, mas vai alterar um pouco o sabor); juntar um bocadinho, triturar, fazer o teste da areia. A misturar está boa quando der para apertar e ficar consistente, tipo areia molhada. Forrar a parte de baixo de uma forma redonda de mola (tipo esta) com papel vegetal  e cobrir com a bolacha; calcar e levar ao frigorífico enquanto se prepara o recheio.

Cheesecake de Morango 2

Para o recheio, triturar 250 gramas de tofu suave; dissolver duas saquetas de Gelly Já  de morango* em 500ml de água a ferver (portanto, metade do as instruções indicam) e juntar ao tofu; dissolver 1/2 colher de chá de ágar em pó em 1/2 chávena de água e levar ao lume até borbulhar, durante cerca de 1 minutos. Juntar também ao tofu.

Deitar o creme na forma e levar tudo de novo ao frigorífico. É só isto. Para desenformar é só soltar a mola da forma e gentilmente puxar pelo papel para deslizar o cheesecake da base de metal. Cobrir com compota de morango* e impressionar os omnívoros com uma sobremesa deliciosa à base de tofu (*riso maléfico*).

 

*Logicamente, poderão optar por outros sabores de gelatina/compota.

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Menu Semanal – vol. 4

Menu Semanal 4

Vamos experimentar um novo formato de post. Vou *tentar*, todas as semanas (possivelmente às Segundas) partilhar a nossa ementa semanal. Como já devem ter lido há uns posts atrás, nós planeamos o que vamos comer durante a semana. Facilita os dias, facilita as compras e conserva a sanidade mental. Portanto vou começar a publicar no Stories do IG uma foto com o nosso menu (esta parte é quase garantida) e depois escrevo um post mais detalhado com links para receitas (esta parte é que pode não correr como o previsto). Não tenho todas as receitas que faço publicadas, portanto isto vai ser um trabalho a longo prazo. Mas mesmo sem as receitas, ficam as sugestões de menus 100% vegetarianos. E estou aberta a sugestões!


 

Portanto, para esta semana temos:

Segunda: Chilli

Terça: Legumes à Brás

Quarta: Bifes de Seitan de Cebolada com Polenta Cremosa; tenho mesmo de partilhar a receita de Polenta Cremosa aqui no blog porque é rápida e deliciosa.

Quinta: Massa com Pesto, Sementes e Tomate

Sexta: Tortilha de Batata e Pimentos

Fim-de-Semana: Quero muito experimentar fazer Bife Wellington vegetariano! Ainda não decidi bem como, mas estou a inspirar-me no Pinterest (claro….); para uma refeição rápida, vamos comer uns rissóis que fiz há algum tempo e estão no congelar à espera de vez.

Boa semana!

Podem sempre seguir o meu álbum de receitas vegan no Pinterest, onde vou coleccionando ideias para experimentar.

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Miscelânea Ocasional – vol. 7

Miscelânea Ocasional vol. 7

O que andamos a comer

Cogumelos Recheados : com qualquer coisa! YAY! Experimentamos com espinafres e tofu e ficou fantástico. 

Croquetes de alheira: mais uma receita que ando para partilhar há imenso tempo. O problema é que fazemos uns 60 a cada 2 meses e congelamos, o que significa que quando perco a oportunidade de tirar fotos da confecção, só daí a bastante tempo é que volto a ter oportunidade. Mas são bons. E práticos.

Menu semanal : para quem quer ideias para cozinhar refeições 100% vegetarianas, rápidas e deliciosas e sobretudo, que funcionem nos dias da semana, comecei a publicar às segundas o nosso Menu Semanal, com links para receitas. E vale sempre a pena dar uma vista de olhos pelo post acerca de como Planear uma Ementa Semanal. Também no Stories do Instagram.

O que andamos a ver

Guerra dos Tronos *obviously* : A penúltima temporada está a apanhar as pontas soltas todas desta grande e penosa caminhada por Westeros ( e Essos). Houve uns momentos um bocado idiotas, mas nada que não perdoemos depois de ver o Aegon Targaryen Jon Snow  a fazer ar de cachorrinho abandonado.

Elementar&Star Trek&Friends : Um dia havemos de chegar ao fim. Não do Star Trek, esse é um poço sem fundo de remakes, reboots, e sequelas. Mas dos outros sim.

Wonder Woman : Tinha grandes expectativas deste filme e foi F A N T Á S T I C O. Podia escrever toda uma tese acerca deste filme, mas isso não é material para as Miscelâneas Ocasionais. É bom. Vejam. Inspirem-se nas Amazonas e na sua atitude forte, capaz e assertiva. (link para o trailer)

Doctor Strange : Outro filme da Marvel, mas desta vez um que não teve grande publicidade e não sei porquê porque é óptimo! (link para o trailer)

A Bela e o Monstro : uma versão francesa de 2014 deliciosa. Eu gosto dos filmes das Disney, mas tenho uma queda pelas versões mais barrocas (e frequentemente mais fieis aos originais) que existem por aí. Esta é uma delas e vale muito pena. (link para o trailer)

O que andamos a ler

O Capital no Século XXI – O livro é de facto uma abordagem para o leitor comum, mas mesmo assim são mais de 900 páginas. Estou decidida a terminar antes do fim do ano, vamos ver como corre. Acho essencial que compreendamos o mundo em vivemos e este livro vem colmatar algumas lacunas.

Norse Mythology : Vi e tive de comprar e ler imediatamente. É tão interessante! Sobretudo quando percebemos que a ideia do divino, da criação do mundo, do mal e do fim dos tempos tem, simultaneamente, estruturas semelhantes em todas as religiões mas também ideias completamente opostas.

Beatrix Potter : O ano passado marcou o 150.º aniversário da Beatrix Potter e publicou-se pela primeira vez um conto que foi encontrado recentemente num arquivo. Eu andava a namorar uma colecção de contos completos em 4 volumes, mas o preço de 16€ cada livro era proibitivo. Até que encontrei esta versão de outra editora por 24€! É capa dura, maior, as ilustrações parecem-me mais bonitas e tudo! Só não tem o tal conto, mas sinceramente, por este preço posso comprar o livro à parte se o Simão mostrar inclinação para isso.

Ando a participar no Clube de Leitura da Wizardring World via Twitter onde discutimos uns quantos capítulos do Harry Potter todas as semanas (sextas às 16h) à luz de um determinado tema. Não é fantástico, porque não é mesma coisa discutir livros pessoalmente e pelo Twitter, mas é engraçado. Tenho andado a ouvir os livros da série, seguindo os capítulos da semana.; esta semana o tem é “Competitividade” com base nos capítulos 9-13 do Prisioneiro de Azkaban. 

O que andamos a fazer

Regresso às aulas :  Não é bem um regresso porque o Simão não tem nem está a ter “aulas”. Mas o ano lectivo passado este numa ama e começou agora a ir para a creche. Está a adaptar-se muito bem e as educadoras dizem que ele está sempre bem disposto, que adormece sozinha na sesta, que come que é uma maravilha. A creche está a confeccionar a refeição dele, 100% vegetariana, o que é fantástico. Embora sejam refeições básicas tipo sopa de legumes + arroz com feijão + fruta. Mas são nutritivas e com o tempo estou confiante que as capacidades da cozinheira/nutricionista vão sendo alargadas.  E ele fica adorável com o bibe (que é farda obrigatória, mas mesmo que não fosse ele ia usar porque é lindo e mantém a roupa limpa).

2017-09-01 08.55.00

Festa do Avante! : Mais um ano de Festa do Avante!, mas agora em versão família o que significa que fazemos piqueniques à sombra, pausas para a sesta e vemos zero concertos.

Aprender crochet : é daquelas coisas que ando a aprender há uns 10 anos. Aliás, a primeira vez que fiz já foi mas é há uns 20 anos. Agora estou a levar mais a sério e ando a fazer panos com textura para lavar a loiça, para substituirem as esponjas que se usa e deita fora. E vou aprendendo pontos. (link para o Youtube com o meu tutorial preferido)

 

Bom fim-de-semana!

 

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Menu Semanal – vol. 3

Menu Semanal 3

Vamos experimentar um novo formato de post. Vou *tentar*, todas as semanas (possivelmente às Segundas) partilhar a nossa ementa semanal. Como já devem ter lido há uns posts atrás, nós planeamos o que vamos comer durante a semana. Facilita os dias, facilita as compras e conserva a sanidade mental. Portanto vou começar a publicar no Stories do IG uma foto com o nosso menu (esta parte é quase garantida) e depois escrevo um post mais detalhado com links para receitas (esta parte é que pode não correr como o previsto). Não tenho todas as receitas que faço publicadas, portanto isto vai ser um trabalho a longo prazo. Mas mesmo sem as receitas, ficam as sugestões de menus 100% vegetarianos. E estou aberta a sugestões!


 

Portanto, para esta semana temos:

Segunda: Rolo de Seitan com batata e legumes (ainda temos restos)

Terça: Sushi: não comemos há pelos menos 3 semanas e eu ADORO; fazemos tolos com pimentos, pepino, abacate, sementes de papoila entre outras coisas gostosas.

Quarta: Hambúrgueres panados com quinoa e esparregado

Quinta: Almôndegas de okara com espaguete e molho de tomate

Sexta: Pizza

Fim-de-Semana: Sopa (ainda não decidi qual, depende do calor que estiver) + tostas de cogumelos; rolo de aveia e espinafres.

Boa semana!

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Cogumelos Recheados com Tofu e Espinafres

Cogumelos Recheados com Tofu e Espinafres 1

Rechear cogumelos é das maneiras mais fáceis de se conseguir 1) uma refeição rápida 2) um prato que impressiona convidados e 3) aproveitar restos. Sim, aproveitar restos, porque tudo o que pode ser esmigalhado pode servir de recheio. Neste caso tínhamos tofu e espinafres, mas o céu é o limite.

1 – Preparar os cogumelos

Os melhores são os brancos; se forem bem largos levam mais recheio, claro, mas se só encontrarem dos mais pequenos paciência, comem mais. Limpar a terra e retirar os pés. Atenção, pelamordedeus não lavem os cogumelos porque absorvem a água e ficam com uma textura ruim. Há quem diga que “só passa por água” mas sinceramente o que é que acham que limpa só passar por água? Mais vale limpar a terra com uma folha de papel de cozinha e pronto. Um daqueles pincéis de cozinha também serve e é mais ecológico. Com cogumelos grandes (como na foto) fazemos 2 por pessoa.

2 – Fazer o recheio

Num processador triturar os pés dos cogumelos, 200 gramas de tofu suave, um molho de espinafres, 2 ou 3 dentes de alho, sal, pimenta e azeite q.b. Também costumo juntar umas quantas bolachas de água ou sal ou tostas para dar textura, mas é perfeitamente opcional. Provar para rectificar os temperos.

3 – Rechear

Auto-explicativo, mas aqui fica uma foto bonita.

Cogumelos Recheados c Tofu e Espinafres 2

4 – Molho

Dispor os cogumelos num tabuleiro e cobrir com molho a gosto. Eu gosto de fazer um béchamel, mas natas temperadas ou até molho de tomate resultam. Convém mesmo é levar algum tipo de molho porque, na minha modesta opinião, os cogumelos ficam muito secos só assim. Talvez apenas pincelados com azeite seja suficiente, ainda estou para experimentar.

Cogumelos Recheados c Tofu e Espinafres 3

Levar ao forno até os cogumelos estarem cozinhados (depende do tamanho, mas para estes grandes uma meia hora chega).

Servir com arroz e salada e impressionar a família e amigos OU comer tudo sozinho em frente ao Netflix. Hipóteses.

 

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Portanto, para esta semana temos:

Segunda: Sopa de abóbora com gengibre + salada + pão tostado com azeite e alho.

Terça: Almôndegas de aveia e legumes com polenta cremosa 

Quarta: Falafel + Couscous + molho de iogurte e hortelã

Quinta: Bolonhesa de Lentilhas

Sexta: Pleurotos grelhados com quinoa

Fim-de-Semana: Rolo de seitan assado com batatas e legumes (um tabuleiro grande para dar mais que uma refeição – fim-de-semana é para descansar); talvez uns douradinhos de espinafres com macarrão.

Boa semana!

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